Violência urbana – Armar civis é a solução?

Todos os dias, em diferentes noticiários, nos deparamos com notícias sobre a violência urbana.

Para quem mora no Rio de Janeiro, como eu, cenas como as que estão nas fotos desta publicação têm ocorrido cotidianamente nas vias expressas do estado.

Arrastões, tiroteios, explosão de caixas eletrônicos, roubos de carros, assaltos a pedestres… Tudo parece fazer parte da rotina dos cidadãos do Rio de Janeiro.
Mas não deveria…

violência urbana
Pessoas tentam se proteger do tiroteio em via expressa do Rio de Janeiro.

 

Não há quem não se pergunte quando tudo isso terá fim. Cada vez mais surgem propostas com soluções imediatistas para um problema tão complexo como o da Segurança Pública do Rio.

Com a proximidade das eleições e diante desse sombrio cenário de violência urbana crescente e descontrolada, ganha popularidade a proposta de liberação do porte de arma para civis.

Refleti… Refleti muito. Olhei mais uma vez essas fotos… Me lembrei da quantidade absurda de policiais mortos diariamente, em confrontos ou até mesmo em dias de folga.

Decididamente a ideia de armar a sociedade civil não me parece uma proposta atraente. Podia ficar aqui enumerando as várias razões que me fazem pensar assim. Mas não vou fazer isso.

Vou propor apenas uma reflexão: diante de uma situação como essa mostrada nas fotos, se um de nós estivesse ali tentando se proteger do tiroteio, em que nos ajudaria, ou impediria algo, estar de posse de uma arma?
Para mim, a resposta é clara. Nada!

Vocês acham mesmo que mudaria alguma coisa nesse cenário sombrio?
Se tantos policiais, que são treinados para usar armas, morrem igualmente vítimas da violência, como andar armado vai ajudar a um civil diante de um fuzil?

 

violência urbana
Armar civis é a solução para a violência urbana?

Deixe uma resposta