SANDRA RONCA: Dedicação e amor às crianças!
Sandra Ronca, fotografada por Hugo, seu filho e maior incentivador. |
Um dos livros preferidos da autora. |
Sempre criança
Durante nosso bate-papo, disse à Sandra que o seu trabalho me transmitia uma leveza, sensibilidade e inocência próprias das crianças, o que, na minha opinião, a aproximava do seu público alvo, o infantil. Sandra sorriu e lembrou que, certa vez, uma criança disse a ela que gostava dos seus desenhos justamente porque pareciam ter sido feitos por uma criança. “Isso me surpreendeu, mas, ao mesmo tempo, sei que trago minha criança comigo e é essa criança que me dá forças neste mundo adulto, me ajuda na comunicação com o leitor”, lembra carinhosamente a autora, acrescentando que sempre amou e conviveu muito com crianças e animais. “O que observo no meu traço é a agilidade e o movimento. Quando o solto à vontade, ele é assim, rápido, ágil e leve”, complementa.
Mas apesar de toda a leveza e sensibilidade do seu trabalho, o seu processo de criação envolve muita dedicação. A ilustradora sempre faz muitas pesquisas, várias leituras do texto, muitas anotações até chegar a produzir os primeiros esboços. “Ocorre também que, no momento em que estou fazendo qualquer coisa, algo pode brotar na mente, uma imagem, um detalhe, uma solução”, explica. Foi o que aconteceu em uma de suas viagens à Itália para fazer um curso de especialização em sua área. Durante um passeio pela cidade, Sandra visitou vários campos de girassóis e imediatamente sentiu a inspiração brotar para o novo trabalho contratado: as ilustrações do livro Sol, o girassol insatisfeito.
Sandra em um campo italiano de girassóis: inspiração. |
Em meio ao mundo colorido, sensível e criativo desse tipo de trabalho, existe também o mundo da luta e do esforço diário para a conquista e solidificação do próprio espaço. São momentos de muita ansiedade, pois quando se apresenta um trabalho aos editores, não significa que ele será publicado imediatamente. A resposta pode demorar e até mesmo nem chegar. “O meu último livro como escritora, O sumiço do O, passou por oito editoras antes de ser publicado e o resultado ficou fantástico. Descobri que é um livro rico, que não se esgota e me traz muita alegria”, lembra Sandra com alegria, acrescentando que ser “um ilustrador, não é só desenhar ou pintar. Há que pensar o projeto livro, negociar contratos, cumprir prazos, divulgar seu trabalho, falar um bom português, se fazer respeitado… São muitas coisas envolvidas numa mesma profissão”, orienta. Para os jovens ilustradores, Sandra destaca a humildade e a vontade de aprender como características importantes. “Estudar, ouvir, aprender, observar. Estar presente em debates, eventos, listas de discussões. Valorizar o próprio trabalho e ter humildade em saber que há sempre o que aprender”, ensina.
PERFIL
> Signo: Sagitário.
> Mês preferido: Dezembro.
> Uma data especial: 18 de abril.
> Uma paixão: Crianças.
> Um amor: Família.
> Saudade: Hugo, meu filho.
> Um filme: A corrente do Bem.
> Um pintor: Monet.
> Lazer: Natureza.
> Hobby: Leitura, pintura.
> Uma música: Oração de São Francisco.
> Livro de cabeceira: Diário da montanha, de Roseana Murray.
> Um lugar para se viver: Itacoatiara.
> Melhor ano da sua vida: 1980.
> Uma felicidade: Trabalhar com o que se gosta, viver o que se acredita.
> Casamento: Partilha.
> Um sonho: Colaborar na transformação do mundo com meu trabalho.
> Um desejo: Que o homem compreenda e respeite sua forte conexão com o todo.
> Sandra Ronca pela Sandra Ronca: Imperfeita, batalhadora, amiga, gentil, sonhadora, confiante, solidária, teimosa… De tanto querer abraçar tudo, às vezes, me enrolo… Uma palavra? Ponte.
Sandra Ronca: “Imperfeita, batalhadora, amiga, gentil, sonhadora…” |
Que post legal! Adoreia a entrevista. Me senti lendo a Amiga nos anos 80!!!!
Bjs
🙂 Que bom. Não entendi da Amiga, mas acho que foi bom… 😛
Amiga era uma revista de celebridades e em suas páginas apresentava o perfil dos entrevistados da mesma forma que a Fátima fez. Ficou muito legal!
Fatima, que post delicioso e delicado. A maneira como você escreve, ficou gostosa de ler. Obrigada!
Um girassol pra você!
Fatima, que post lindo e delicado! A maneira que voce escreve, ficou gostosa de se ler. Obrigada!
Um girassol grandão pra você! Beijinhos.
Fico muito feliz que tenha gostado, Sandra Ronca!!!
Foi um grande prazer escrever sobre você! Escrevi com muito carinho e admiração pela pessoa e profissional. Obrigada pelo girassol grandão! Um grande beijo!
Muito legal! Fiquei curioso para conhecer as ilustrações da Sandra, pesquisei e fiquei encantado com a beleza e a delicadeza das imagens. E sou praticamente vizinho do lugar que ela considera o melhor para se viver, Itacoatiara! Moro a 5 minutos de carro.
É verdade, Claudio Faria, as ilustrações da Sandra são um encanto! Foi ou não foi uma ótima decisão tê-la escolhido para dar vida ao girassol chamado Sol, que não queria olhar para o sol?
Obrigada por seu comentário!
Um grande abraço!
Gostei muito! Fiquei curioso para conhecer as ilustrações da Sandra, pesquisei e fiquei encantado com a delicadeza e as cores das imagens! Muito lindo mesmo. Outra surpresa foi constatar que moro há apenas 5 minutos do lugar o qual ela considera o melhor para viver, Itacoatiara.
Legal!!!!!!!!!!!
Muito boa entrevista, as ilustrações são muito delicadas.
Nitinha gostou demais.