Futebol brasileiro X Tecnologia
No primeiro jogo do futebol brasileiro na Copa do Mundo da Rússia, o árbitro decidiu não utilizar o tal do VAR (sigla em inglês que significa Video Assistant Referee) em um lance polêmico. Nos sentimos prejudicados, inúmeras teorias e considerações foram levantadas, mas de nada adiantou. Amargamos o empate na nossa primeira partida na Copa.
Hoje, estivemos novamente às voltas com o VAR. Outro lance polêmico. Devo dizer que, na minha modesta opinião de torcedora NÃO tendenciosa, para mim foi pênalti sim!
Tudo bem, todos nós sabemos que o Neymar é conhecido por suas quedas espetaculares. São bonitas de ver em câmera lenta, não é não, gente? Sim, todos nós sabemos. Mas no lance fica claro que ele foi puxado, impedido de seguir adiante. Para mim ficou claro isso. Mas aí veio aquela queda espetacular…
Bem, mas não estamos aqui para discutir o lance e sim a utilização da tecnologia. No lance do jogo de hoje, entre Brasil e Costa Rica, depois de marcar prontamente o pênalti a favor do Brasil, o juiz, após pressão do nosso adversário, decidiu lançar mão do VAR. E não é que ele decidiu anular a marcação do pênalti!!!
Disseram que o VAR viria para dirimir qualquer dúvida. Mas para nós, brasileiros, ele só tem aumentado a polêmica. Quando o vídeo mostra o braço do adversário na barriga do Neymar, o VAR não consegue afirmar com certeza o tanto de força empregada pelo jogador para impedir que o outro avance, então… A decisão continua sendo humana e aí deu no que deu.
Mas hoje fomos agraciados com a vitória.
Com ou sem VAR, hoje a festa é verde e amarela!
E vamos que vamos!
O próximo jogo será com a Sérvia. Melhor nem tocarmos no nome desse tal de VAR.
Se Deus é brasileiro, o VAR com certeza não é!!!